sexta-feira, 28 de abril de 2017

"Principe Planeta-desenho lançado no Brasil pela Tv Tupi"

No dia 16 de fevereiro de 1970, estreava a novela E Nós, Aonde Vamos? (Tupi).

Imagem relacionadaE Nós, Aonde Vamos? é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Tupi entre 23 de fevereiro a 5 de junho de 1970, às 22h. Foi escrita por Glória Magadan e dirigida por Sérgio Britto, Mário Brasini e Hilton Marques.A história conta sobre as aventuras atuais dos jovens. Mesmo tentando inovar o linguajar de suas tramas, Glória Magadan despencou ao fracasso. Sua habilidade com histórias se davam mesmo com capa e espada, guerras de conde, conflitos de princesas e duques. Última novela dela e da protagonista, Leila Diniz, que faleceria dois anos depois, vítima de um acidente aéreo. 

Elenco 

Foi assim...

 Resultado de imagem para rede tupi de televisao-logo tipoRede Tupi foi a primeira emissora de televisão do Brasil, da América do Sul e a quarta do mundo.  Fundada em 18 de setembro de 1950 em São Paulo pelo paraibano Assis Chateaubriand, fez parte do grupo Diários Associados. Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio, depois em 1955 a TV Itacolomi ,1959 Tv Piratini-canal 5 Rio grande doSul,e em 1960 a TV Brasília, entre outras, que acabaram por formar a Rede Tupi de Televisão. Em 16 de julho de 1980, devido aos vários problemas administrativos e financeiros, a concessão foi cassada pelo governo do regime  militar  da época. Outras 6 emissoras que formavam a rede também saíram do ar.  
Logotipos:
1950-1972: O Índio Tupiniquim passa a ser o Logotipo da TV Tupi de São Paulo.
1951-1955: Número 6 da TV Tupi do Rio passa a ter o Índio Curirim dentro.
1955-1972: A Tupi do Rio muda a sua marca; o nome da emissora passou a ser dentro do número 6.
1972-1976 / 1977-1978: Com a formação da Rede Tupi, o seu logotipo passava a ser composto por duas linhas entrelaçadas e três esferas nas cores: vermelho, azul e verde e permaneceu até 1978.
1976-1977: A emissora colocou um catavento como logotipo, mas não deu certo e voltaram a usar, a logomarca anterior que permaneceu em 1977.
1978-1979: O "T" estilizado para a época continua nas mesmas cores do anterior em duas versões que tem no youtube.
1979-1980: O "T" passou ter suas cores verde, roxo e cinza.
1980: O "T" passa para dentro de uma tela de TV e passa a ser preto e branco.
Rede Tupi possuiu quatorze emissoras próprias durante seus 30 anos de existência. Em 16 de julho de 1980, o Governo Federal cassou sete dessas concessões e no ano seguinte, através de concorrência pública, repassou 3 delas para o Grupo Silvio Santos (que criou o Sistema Brasileiro de Televisão) e quatro para o Grupo Bloch (que criou a Rede Manchete, sucedida pela atual RedeTV!). As demais emissoras que se salvaram da cassação aderiram a uma programação independente até o surgimento de novas redes ou migraram para outras redes já existentes.
EmissoraCanalCidadeSituação atualProprietário atual
TV Tupi04 VHFSão PauloSPExtinta (concessão outorgada ao Grupo Silvio Santos)
TV Tupi06 VHFRio de JaneiroRJExtinta (concessão outorgada ao Grupo Bloch)
TV Itacolomi04 VHFBelo HorizonteMGExtinta (concessão outorgada ao Grupo Bloch)
TV Vitória09 VHFVitóriaESAfiliada à RecordTVGrupo Buaiz
TV Brasília06 VHFBrasíliaDFAfiliada à RedeTV!Diários Associados (50%)
Organizações Paulo Octávio (50%)
TV Rádio Clube / TV Goiânia04 VHFGoiâniaGOHoje RecordTV Goiás, emissora própria da RecordTVGrupo Record
TV Paraná06 VHFCuritibaPRHoje CNT Curitiba, emissora própria da CNTOrganizações Martinez
TV Piratini05 VHFPorto AlegreRSExtinta (concessão outorgada ao Grupo Silvio Santos)
TV Itapoan05 VHFSalvadorBAHoje RecordTV Itapoan, emissora própria da RecordTVGrupo Record
TV Ceará02 VHFFortalezaCEExtinta (concessão outorgada ao Grupo Bloch)
TV Rádio Clube06 VHFRecifePEExtinta (concessão outorgada ao Grupo Bloch)
TV Borborema09 VHFCampina GrandePBAfiliada ao SBTSistema Opinião de Comunicação (57,5%)
Diários Associados (42,5%)
TV Marajoara02 VHFBelémPAExtinta (concessão outorgada ao Grupo Silvio Santos)
TV Baré04 VHFManausAMHoje TV A Crítica, afiliada à RecordTVRede Calderaro de Comunicação

Slogans 

  • 1950-1952: A primeira TV do Brasil. A Primeira da América Latina.
  • 1956-1963: Seus 500, mais 500.
  • 1963-1972: Pioneira em Imagem-Som, Alcance e Côr. (em homenagem primeira transmissão experimental colorida)
  • 1972: Sistema Tupicolor, vamos por mais cor na sua vida. (em homenagem a primeira transmissão colorida)
  • 1974-1975: Rede Tupi - 22 Emissoras colorindo o céu do Brasil.
  • 1974-1979: Rede Tupi de Televisão - do tamanho do Brasil.
  • 1979-1980: Tupi, mais calor humano.
Resultado de imagem para rede tupi de televisao-logo tipoRede Tupi AltResultado de imagem para rede tupi de televisao-logo tipoTupi-logo

Distribuição das concessões

  • Em 23 de abril de 1981, parte dessas emissoras foram distribuídas às concessões que seriam SBT Rede Manchete em 1981/1983, respectivamente;
  • As concessões da Rede Manchete atualmente pertencem à RedeTV!, do Grupo TeleTV, desde 1999;
  • Já as outras emissoras, continuaram no ar ou foram compradas por outros grupos como CNT e Rede Record.

Sessão Patota

 

Resultado de imagem para ILHA DOS BONECOS-TV TUPI E CULTURAResultado de imagem para ILHA DOS BONECOS-TV TUPI E CULTURA
Giovanna Apresentadora do Sessão Patotinha. (REDE TUPI)Imagem relacionadaImagem relacionadaImagem relacionadaGiovanna começou a carreira bem cedo, aos 13 anos de idade, quando foi convidada para participar como bailarina do humorístico Ari Leite Show Eu, na Tv Excelsior com a direção de Wilton Franco,mas consagrou-se mesmo na tv Tupi apresentando a Sessão Patotinha e o TUP TUP SHOW ambos programas dedicado ao público infantil,ambos na década de 1970.Imagem relacionada
OBS:fotos do acervo pessoal da apresentadora(Giovana Prado).meus sinceros agradecimentos a esta estrela da Tv Tupi que deixou saudades
entre as crianças de um tempo em que a tv era pura alegria e diversão!Agradecimentos by enrique elson lee.

Matérias sobre novelas da Tv tupi-O Julgamento-novela de 1976/77



segunda-feira, 3 de abril de 2017

O Doce Mundo de Guida

O Doce Mundo de Guida foi uma telenovela exibida às 19h00, em 18 de março a 23 de julho de 1969, produzida pela TV Tupi Rio de Janeiro, escrita por Ghiaroni e dirigida por Cardoso Filho.

Elenco 

LEIA AS MATÉRIAS ABAIXO E SAIBA COMO NASCEU ESTA NOVELA DA TUPI,QUE COMEÇOU COM A PROTAGONISTA  SAÍDA DO SHOW SEM LIITES DIRETO PRA UMA NOVELA...


GENTE INOCENTE-TV TUPI-1974

Projeto recupera o acervo da TV TUPI


O Brasil é um país sem memória. É verdade. Já sabemos disso há um bom tempo. Não temos, enquanto nação, o hábito de preservar a nossa própria história. Nas emissoras de televisão, talvez pelo alto custo das fitas de videoteipe na época, ou talvez pelo improviso dos primeiros tempos, acabamos não pensando no futuro e a história dos primeiros tempos acabou se perdendo.acervo audiovisual da extinta Rede Tupi de Televisão, que está depositado na Cinemateca Brasileira. 

Resultado de imagem para ARQUIVOS DA TV TUPI NOPROGRAMA DO gugu


Um produto dessa empreitada é uma pesquisa feita sobre Beto Rockfeller, novela apontada como marco na teledramaturgia brasileira.
“É a primeira novela que usa linguagem coloquial, figurinos coloquiais e se aventura na gravação externa, então aparece São Paulo. Além disso é uma novela que tem uma boa dose de irreverência”, afirma Esther Hamburger, professora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
Beto Rockfeller foi um sucesso de público e crítica e foi ao ar por 13 meses, entre 1968 e 1969, mas a coleção da Cinemateca Brasileira conta apenas com sete capítulos da produção da Rede Tupi.
No  site Banco de Conteúdos Culturais é possível ter acesso a grande parte do acervo da TV Tupi, inclusive capítulos inteiros de novelas que estão preservados. Em outra área, é possível acessar os scripts dos telejornais. 
Como resultado do projeto Resgate do Acervo Audiovisual Jornalístico da TV Tupi, patrocinado pelo Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos coordenado pelo Ministério da Justiça, a Cinemateca Brasileira apresenta um conjunto de imagens de arquivo organizadas em uma base de dados. São reportagens de telejornais veiculados pela TV Tupi, a primeira emissora de televisão do Brasil, que foi inaugurada em setembro de 1950 e encerrou sua programação em julho de 1980. O Resgate do Acervo Audiovisual Jornalístico da TV Tupi foi um projeto piloto e seu objetivo é difundir uma parcela da coleção através da digitalização de materiais relativos a alguns anos de funcionamento da emissora. A base de dados será atualizada periodicamente, com acréscimo de reportagens e informações. Ao final do projeto, estarão disponibilizadas 125 horas de imagens históricas de variados telejornais da época, como Edição Extra, Diário de São Paulo, Ultranotícias e Repórter Esso, entre outros.

07/06/78-anuncio da Revista Amiga-Tv Tupi